"UM JEITO DIFERENTE DE ENSINAR E APRENDER"

Caminhada Cívica

CAMINHADA CÍVICA - 06 DE SETEMBRO DE 2016

O CEIER de Águia Branca abordou na caminhada cívica, promovida pela Secretaria Municipal de Águia Branca, a temática Água, bem essencial para a vida humana e que infelizmente encontra-se em escassez e degradado. Durante o segundo trimestre a escola trabalhou o tema gerador água e todas as atividades desenvolvidas abordaram este assunto.
“ÁGUA: SÓ SENTIREMOS SUA FALTA QUANDO ACABAR”
No início homem e natureza viviam em harmonia e o equilíbrio ambiental prevalecia.
A água era abundante, limpa e transparente. A cobertura vegetal, fornecida pelas matas, protegia as nascentes e riachos, permitindo a infiltração da água no solo, mantendo a umidade e tornando o clima mais ameno. Não era necessário irrigar as plantações, tudo o que se plantava colhia, pois a chuva vinha na época certa.
Com o passar do tempo, as matas foram cedendo lugar às plantações, às pastagens e construções. Com o crescimento das civilizações, das cidades, a chegada das fábricas e indústrias, aumento do comércio veio a poluição e destruição deste bem tão precioso que é água.
Ao analisar a história de nosso município, Águia Branca – ES, vemos um arsenal de destruição ambiental desde a colonização dos povos que aqui chegaram na década de 1950, estes que se instalaram às margens do Rio São José. Na luta pela sobrevivência e na conquista do suado pão de cada dia estes povos não puderam ficar dependentes somente dos recursos aqui encontrados, em um espírito ganancioso passaram a devastar florestas e usar os recursos naturais de forma desordenada para implantação da agricultura e pecuária.
Já se passaram 66 anos e o cenário de devastação se ampliou gradativamente. O uso indiscriminado de agrotóxicos, o consumo exagerado, pregado pelo sistema capitalista, o descarte incorreto de lixo e de esgoto, são características por querermos ser reguladores de tudo, por querer extraviar, explorar sem limites, e hoje o que nos resta é a ameaça a nossa própria sobrevivência. Em consequência dos gastos e prejuízos, a agricultura e pecuária passaram a ser mais exigentes, provocando uma maior pressão sobre o meio ambiente e em virtude devastando ainda mais a natureza, agravando o problema.
Mas, ainda dá tempo de reverter essa situação...
Várias mudanças são necessárias, começando pela mudança de nossos hábitos, não adianta fazermos coisas grandiosas se não temos simplesmente a capacidade de economizar água. Precisamos recorrer a um processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes capazes de usar os recursos naturais de forma racional.

O CEIER aborda também a qualidade de vida através das oficinas da realidade que são trabalhadas no dia a dia da Escola. Aulas de violão, capoeira, coral “Som da Terra”, futebol, e ciclismo torna a educação ofertada mais prazerosa, feliz e eficiente.





 







Tema Gerador Água

No 2º Trimestre de 2016 os trabalhos desenvolvidos no CEIER de Águia Branca estão voltados para o tema gerador Água e as problemáticas envolvendo os recursos hídricos.

  • Abertura do tema gerador com sensibilização dos estudantes, para a problemática da água, através de palestras sobre a crise hídrica, teatro, coreografia e poesias.















  • Sensibilização dos estudantes da 7ª série, através de uma caminhada no leito do Córrego Jabuticaba, seco, sem água.







  • Estudantes do 6º ano junto com seus professores representantes fizeram uma caminhada para analisar a problemática da água na propriedade da escola.






SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A semana do Meio Ambiente no CEIER de Águia Branca teve uma programação especial.


  • 30/05 (segunda-feira): Para abertura, as estudantes da 3ª EMI apresentaram uma mística, levando os estudantes a uma reflexão, sobre suas ações com relação ao meio ambiente.


  • 01/06 (quarta-feira): Visita de estudo na propriedade do Vagner Canal, com os estudantes da 8ª I e II e Ensino Médio.



 


  • 02/06 (quinta-feira): Visita de estudo na propriedade de Vagner Canal, com os estudantes do 6º ano, 7º I e II e 7ª série, acompanhados pelos seus professores representantes.





  • 03/06 (sexta-feira): Palestra sobre os recursos hídricos para os estudantes das 8ª séries e do EMI; Apresentações de teatro, músicas e poesias; Palestra com Pe. Celso e o Sr. Vantuil Carletti, para todos os estudantes e professores.