"UM JEITO DIFERENTE DE ENSINAR E APRENDER"

FESTA DA COLHEITA DO CAFÉ


A escola CEIER, em sua prática educacional, desenvolve um trabalho interdisciplinar de sensibilização ambiental, através dos temas geradores: 1º trimestre - solo e questão agrária; 2º trimestre - água e 3º trimestre - agrofloresta, tendo como princípio o método Ver, Julgar, Agir e Celebrar, contemplando as dimensões da aprendizagem dos estudantes. Onde o ver corresponde à dimensão da sensibilidade, o julgar corresponde à dimensão reflexiva, o agir como práxis entendendo esta como ação transformadora da realidade e, por último, o celebrar é o momento de contemplar as conquistas e de perceber os limites a serem superados. 

A realização deste trabalho só é possível graças à educação do campo de tempo integral que é desenvolvida pela escola. O CEIER pretende ser um agente mediador dos diversos espaços formativos, ultrapassando a escolarização formal e estática. Promovendo a inserção do estudante em sua comunidade, nas suas relações sociais, culturais, familiar e comunitária, bem como sua relação com a terra e os recursos naturais, sempre de modo dinâmico e crítico da realidade estabelecida.  
Como forma de valorização e aproximação da realidade camponesa desenvolveu-se o projeto “Festa da Colheita”, através da realização de mutirão para a colheita do café na propriedade da escola e organização dos demais setores agropecuários da mesma, envolvendo toda a comunidade escolar.