"UM JEITO DIFERENTE DE ENSINAR E APRENDER"

Feira Agroecológica

Toda 1ª quarta-feira do mês, estudantes e professores do CEIER de Águia Branca participam da Feira Agroecológica em Águia Branca, levando os produtos orindos das Unidades de Demonstração e Produção do CEIER, materiais produzidos nas oficinas pedagógicas, apresentação do Grupo de Capoeira da escola, entre outros.








RECITAL DE POESIAS


O Concurso de Recital de Poesias que aconteceu no dia 09/05/14, na área de eventos do CEIER de Águia Branca, foi um sucesso. 
Na oportunidade, foi prestada uma homenagem especial às mães que se fizeram presentes no evento, com apresentação de mensagem,  músicas e entrega de uma lembrancinha (pote decorado com biscuit) confeccionado pelos estudantes e professores do CEIER.


































FESTA DA COLHEITA DO CAFÉ


A escola CEIER, em sua prática educacional, desenvolve um trabalho interdisciplinar de sensibilização ambiental, através dos temas geradores: 1º trimestre - solo e questão agrária; 2º trimestre - água e 3º trimestre - agrofloresta, tendo como princípio o método Ver, Julgar, Agir e Celebrar, contemplando as dimensões da aprendizagem dos estudantes. Onde o ver corresponde à dimensão da sensibilidade, o julgar corresponde à dimensão reflexiva, o agir como práxis entendendo esta como ação transformadora da realidade e, por último, o celebrar é o momento de contemplar as conquistas e de perceber os limites a serem superados. 

A realização deste trabalho só é possível graças à educação do campo de tempo integral que é desenvolvida pela escola. O CEIER pretende ser um agente mediador dos diversos espaços formativos, ultrapassando a escolarização formal e estática. Promovendo a inserção do estudante em sua comunidade, nas suas relações sociais, culturais, familiar e comunitária, bem como sua relação com a terra e os recursos naturais, sempre de modo dinâmico e crítico da realidade estabelecida.  
Como forma de valorização e aproximação da realidade camponesa desenvolveu-se o projeto “Festa da Colheita”, através da realização de mutirão para a colheita do café na propriedade da escola e organização dos demais setores agropecuários da mesma, envolvendo toda a comunidade escolar.