"UM JEITO DIFERENTE DE ENSINAR E APRENDER"

FESTA DA COLHEITA DO CAFÉ


A escola CEIER, em sua prática educacional, desenvolve um trabalho interdisciplinar de sensibilização ambiental, através dos temas geradores: 1º trimestre - solo e questão agrária; 2º trimestre - água e 3º trimestre - agrofloresta, tendo como princípio o método Ver, Julgar, Agir e Celebrar, contemplando as dimensões da aprendizagem dos estudantes. Onde o ver corresponde à dimensão da sensibilidade, o julgar corresponde à dimensão reflexiva, o agir como práxis entendendo esta como ação transformadora da realidade e, por último, o celebrar é o momento de contemplar as conquistas e de perceber os limites a serem superados. 

A realização deste trabalho só é possível graças à educação do campo de tempo integral que é desenvolvida pela escola. O CEIER pretende ser um agente mediador dos diversos espaços formativos, ultrapassando a escolarização formal e estática. Promovendo a inserção do estudante em sua comunidade, nas suas relações sociais, culturais, familiar e comunitária, bem como sua relação com a terra e os recursos naturais, sempre de modo dinâmico e crítico da realidade estabelecida.  
Como forma de valorização e aproximação da realidade camponesa desenvolveu-se o projeto “Festa da Colheita”, através da realização de mutirão para a colheita do café na propriedade da escola e organização dos demais setores agropecuários da mesma, envolvendo toda a comunidade escolar.


























VISITA DE ESTUDO AO ASSENTAMENTO TREZE DE MAIO

A EDUCAÇÃO INTEGRAL DEIXA A ESCOLA MAIS HUMANA
A educação integral vai além dos aspectos da racionalidade ou cognição. Ela possibilita desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, a saúde, o corpo, através de atividades desenvolvidas nos mais diversos espaços de aprendizagem: Atividades Eletivas - Oficinas Pedagógicas, Unidade de Demonstração e Produção, Temas Geradores, Visitas de Estudo, Integração Comunitária...
  
Para aprofundar os conhecimentos do tema gerador “Solo e Questão Agrária”, o CEIER de Águia Branca fez um Dia de Estudo no Assentamento Treze de Maio, no dia 04/04/2014 (sexta-feira), das 08:30 às 15:00, com a seguinte programação:
Programação:
- 08:30 - Mística de Acolhida;
- 09:00 - Palestra sobre Solo e Questão Agrária;
            - Amostra da Cultura do Assentamento;
            - Histórico do Assentamento Treze de Maio;
- 11:00 - Visita a uma ou duas famílias do Assentamento;
- 12:00 - Almoço
- 13:00 - Tempo livre para Lazer com: Futebol de Campo, Cantiga de roda, Queimada, Pula                                       corda,  Elástico, Boleba (bola de gude), Belisco, Cabo de Guerra, Caça ao tesouro, Peteca, Jogos              de mesa entre outros. 

- 15:00 – Retorno ao CEIER.

Foi um dia de estudo muito proveitoso. Conhecemos um pouco da história de vida e luta dos assentados por um pedaço de terra, sua cultura e modo de vida, a união, companheirismo e garra daquelas famílias que hoje se orgulham por tantas conquistas alcançadas.
O nosso agradecimento a todos pela recepção, apresentações, carinho e atenção!
























REUNIÃO DE PAIS

A qualidade da educação depende cada vez mais da parceria entre a escola e a família. e se esta parceria se estabelecer, os únicos beneficiados são os nossos estudantes. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser efetiva. A vida familiar e a vida escolar se completam.
No dia 22/02/14 (sábado) aconteceu a primeira reunião de pais do ano letivo de 2014, das 07:30 às 11:00, com a seguinte pauta:
07:30 - Café da manhã
08:00 - Mística
08:30 - Informes gerais e Regimento Escolar
09:30 - Palestra: Valorização da Cultura Camponesa
11:00 - Encerramento com almoço.











FORMATURA DO 3º ANO DO EMI AO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO CEIER DE ÁGUIA BRANCA 2013

Em virtude das fortes chuvas em dezembro de 2013, a Formatura do 3º Ano Técnico em Agropecuária 2013 acontecerá no dia 25 de janeiro de 2014.
Parabéns!!! 

Abertura do tema Gerador Solo e Questão Agrária